Skip to content

Embraer comemora os 40 anos do Ipanema

03/08/2010

Protótipo do Ipanema

A Embraer está comemorando 40 anos do primeiro vôo da aeronave agrícola Ipanema. O projeto do avião começou no final da década de 1960, sob demanda do Ministério da Agricultura, que solicitou ao Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD) a concepção de uma aeronave agrícola para substituir os modelos importados. O projeto tornou-se realidade com a criação da Embraer,
em 1969. Hoje, o Ipanema é líder na aviação agrícola brasileira, com mais de 1.100 unidades entregues e 75% da frota em operação.
O Ipanema é um avião concebido para modernizar a agricultura brasileira. Os estudos iniciais começaram em 1969 e o nome escolhido foi uma homenagem à Fazenda Ipanema, situada em Iperó, a 128 km da cidade de São Paulo. Na época, esta propriedade abrigava uma escola de formação de pilotos e um centro de pesquisas de aviação agrícola mantidos pelo Ministério da Agricultura.
O primeiro protótipo do Ipanema, matrícula PP-ZIP, foi o segundo avião produzido pela Embraer, logo após o planador Urupema (EMB 400). O modelo original (EMB 200) tinha motor de 260 HP, hélice de passo fixo, sistema hidráulico de pulverização e reservatório para aplicação (hopper) com capacidade de 580 litros.

Embraer 202 Ipanemão

Embraer 202 Ipanemão

O vôo inaugural ocorreu em 31 de julho de 1970 na sede da Embraer em São José dos Campos (SP) e a homologação foi obtida em dezembro de 1971. A empresa Corsário de Aviação, de Goiás, encomendou dez aeronaves em março de 1971 e tornou-se o primeiro cliente do Ipanema. Em fevereiro de 1972, o exemplar número 1, matrícula PT-GBA, foi entregue e começou a ser utilizado no combate de pragas que ameaçavam plantações de algodão.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. dante arnoldo weder permalink
    01/04/2011 20:57

    Yo quisiera un numero de la agencias que vende ipanemao o paginas estamos interesados en la compra de su aeronave desde ya muchas gracias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: