Skip to content

Foguete privado Falcon 9 é lançado com sucesso

04/06/2010

O Falcon 9, um foguete desenvolvido pela empresa SpaceX, foi lançado nesta sexta-feira (4) às 15h48 (hora de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, Flórida (EUA). O foguete leva um modelo de cápsula que no futuro poderá ser utilizado no transporte de astronautas. O ensaio é considerado essencial para o avanço da indústria espacial comercial.

O lançamento ocorre em um momento em que o presidente americano, Barack Obama, tenta convencer um Congresso muito reticente de que foi acertada sua decisão de anular o programa Constellation, que planejava a volta dos americanos à Lua em 2010.

O presidente visitou as instalações da SpaceX em Cabo Canaveral quando foi ao Centro Espacial Kennedy, em abril, para tentar esclarecer sua visão sobre a exploração espacial tripulada.

Preocupados em convencer o Congresso e a comunidade espacial sobre sua credibilidade, os dirigentes da SpaceX explicam que se trata do primeiro voo de testes.

“Nosso objetivo principal é recolher a maior quantidade de dados possíveis” durante o voo, destaca a SpaceX. “Estaria tudo muito bem se pudéssemos chegar à órbita terrestre, mas ficaremos satisfeitos se só a primeira das duas fases do foguete, com nove motores, funcionar bem”, acrescenta.

Se tudo sair bem, dez minutos depois do lançamento o foguete branco de 54,9 metros de altura, equivalente a um prédio de 18 andares, deveria por em órbita sua cápsula Dragon.

A SpaceX lançou seu primeiro foguete, o Falcon 1, em 2006, e conseguiu por uma carga na órbita adequada em sua quarta tentativa.

G1

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: