Skip to content

Atlantis chega à Terra após sua última viagem espacial

26/05/2010

A nave espacial Atlantis retornou hoje à Terra após concluir com sucesso sua última missão espacial, a 32ª, durante a qual os tripulantes trabalharam para ampliar e fortalecer a Estação Espacial Internacional (ISS).

A nave chegou ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), às 8h48min no horário local (9h48min de Brasília), depois que a tempestade que ameaçava a aterrissagem nesta manhã se dissipou.

Último Pouso da Atlantis na missão STS-132

A nave, que partiu para o espaço em 14 de maio, fez o desacoplamento da estação no domingo, e aproximadamente uma hora antes da aterrissagem colocou o ônibus na posição de aterrissagem.

O último pouso do Atlantis, que foi perfeito sob o céu azul de Cabo Canaveral, colocou em lugar de destaque para os anais da agência espacial americana (Nasa) o comandante Ken Ham, o piloto Tony Antonelli, e os especialistas de missão Michael Good, Garrett Reisman, Steve Bowen e Piers Sellers, que integravam a tripulação.

Nesta última missão do Atlantis seus seis tripulantes entregaram um compartimento de carga e um módulo de pesquisa científica construída pela agência espacial russa que proporcionará espaço adicional de armazenamento na ISS.

A missão abriu caminho para futuras visitas à ISS de outras naves, já que colocou um novo ponto de acoplamento para permitir o funcionamento das naves russas Soyuz e Progress, que substituirão às naves quando a Nasa as retirar no fim deste ano.

Durante a missão, os astronautas colocaram seis novas baterias, que foram substituídas durante a segunda e terceira caminhadas espaciais.

Atlantis docked at ISS

Esta foi a 32ª missão espacial do Atlantis e a 132ª realizada pelas naves desde que iniciou o serviço, em abril de 1981. A Nasa retira neste ano as três naves restantes com as quais abasteceu de provisões à ISS – o Atlantis, o Discovery e o Endeavour -, que serão substituídos em 2015 para naves Orion, muito maiores e com maior capacidade de carga.

ZeroHora

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Silva permalink
    21/06/2010 19:16

    Olá amigo, vim aqui para deixa o link onde estão todas as obras do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica. Ele é autor da Teoria do Triângulo das Bermudas, que visa explicar o que ocorre com os aviões ao entrarem nessa zona, Teoria dos Celulares e Eletricidade Estática, e Orientação aos Aviadores Brasileiros ao voarem a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, pois existe campo Magnético na área do Brasil (relaciona-se ao vôo 1907 e com o Tráfico Aéreo). Entre outras obras.
    Deixo o Link aqui em baixo para Leitura e Downloads das Obras deles.

    http://www.scribd.com/people/documents/13555060-fuma-a

    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: