Skip to content

TAM passa a integrar a Star Alliance

13/05/2010

A TAM é a 27° integrante da Star Alliance

O presidente da Star Alliance, Jaan Albrecht, tornou na tarde desta quinta-feira a TAM a 27ª integrante da Star, a maior aliança de companhias aéreas do mundo. O evento ocorre no hangar da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Na sexta-feira, a Star Alliance comemora 13 anos de fundação.

— Hoje a Star Alliance está voltando para casa — disse Albrecht, ao abrir o seu pronunciamento.

Albrecht se referia ao fato de a Varig ter ingressado na aliança em outubro de 1997, cinco meses depois da fundação da aliança. Em razão das dificuldades financeiras da empresa, a Varig acabou desligada da Star Alliance pouco antes de ser vendida, em 2006.

O presidente da TAM, Líbano Barroso, destacou a importância da aliança para a expansão da companhia.

— Integrar esta aliança é fundamental para o nosso crescimento, dando mais força num momento de desregulamentação do mercado de aviação, redução de custos, além de agilidade para acordos internacionais.

Conforme o presidente da Star Alliance, as companhias que entram na aliança relatam aumento de 3%a 4% na quantidade de passageiros. Na avaliação de Barroso, em dois anos a TAM será reconhecida como o grande companhia da Star Alliance na América Latina.

Os entendimentos para o ingresso na aliança começaram em 2006, no escritório da TAP Portugal em Lisboa, quando a TAM conheceu com detalhes o que precisaria fazer para se tornar a 27ª integrante.

A Olympic Airlines deve ser a próxima companhia a ingressar na aliança, ainda no verão (do Hemisfério Norte). Depois, será a vez da India Airlines. Albrecht acrescenta que o foco da Star Alliance também será o aumento da presença na África. Do continente, integra o grupo a South Africa Airways.

A Star Alliance foi criada em 1997 para atender às necessidades de quem realiza viagens internacionais com frequência. Atualmente transporta 623,53 milhões de passageiros por ano para 181 países. Ao voar pela Star Alliance, o passageiro acumula pontos e escolhe em qual programa de fidelidade das companhias quer que eles sejam somados.

M. Flach/ ZH Dinheiro/ ZeroHora

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: