Skip to content

Dassault anuncia aeronave para voo sub-orbital

12/05/2010

A companhia francesa Dassault Aviation (aquela que é a preferida de Lula para a compra de caças no Brasil) anunciou que está desenvolvendo uma espaçonave suborbital civil – capaz de chegar ao limite entre a Terra e o espaço, a 100 km do solo.

O projeto ainda está nos primeiros estágios de desenvolvimento, mas a Dassault Aviation divulgou várias informações sobre a nave, que terá duas versões, de diferentes nomes, e foi inspirado em um avião experimental da Nasa, chamado X-38 (no qual a empresa francesa colaborou). 

A VSH será usada para vôos comerciais e a VEHRA poderá levar carregamentos de até sete toneladas para a órbita terrestre baixa. As duas têm o peso estimado em 11 toneladas, atingirão uma velocidade máxima de Mach 3.5 (três vezes e meia a velocidade do som, aproximadamente 4.300 km/h) e pousarão como um avião comum. A empresa também afirma que haverá a possibilidade de os veículos colocarem pequenos satélites em órbita.

Imagens: Dassault

O voo para turistas poderá levar até seis turistas e oferecerá uma experiência de três minutos à margem do espaço, quando eles terão a sensação de flutuar. A Dassault não divulgou a previsão de disponibilidade do serviço.

Fonte: Revista Galileu

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: