Skip to content

Veteranos da FAB na 2ª Guerra Mundial recebem Medalha Brigadeiro Nero Moura

30/04/2010

Pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) que atuaram na Segunda Guerra Mundial foram os primeiros a receber a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, criada neste ano para celebrar o centenário de nascimento do Patrono da Aviação de Caça do Brasil.

A entrega da medalha pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, com a presença do Alto Comando, fez parte da programação que marcou as comemorações pelo dia da Aviação de Caça (22/4), na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Na primeira fileira de agraciados estavam o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) Rui Barbosa Moreira Lima, o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) José Rebelo Meira de Vasconcelos e o Major-Brigadeiro-do-Ar (Ref) José Carlos de Miranda Corrêa. “Pra quem tem Nero Moura no coração, esta medalha é de um valor inestimável”, disse o Major-Brigadeiro Meira. Veja aqui a entrevista

Ao lado dos heróis, a filha do Patrono da Aviação de Caça, Leonor Maria Moura, também recebeu a condecoração “post mortem”, concedida ao pai. “Foi uma surpresa, eu não sabia que receberia a medalha; fiquei extremamente emocionada com a honraria”, afirmou. Veja aqui a entrevista

Com o objetivo de enaltecer a figura do líder e do comandante operacional, a medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura é também uma distinção concedida a militares que exerçam o cargo de comandante de unidade aérea, pela conduta em prol da operacionalidade. Treze comandantes de unidades da Terceira Força Aérea (III FAE) foram agraciados com a medalha.

Destaque na TV- Foco de grande curiosidade do público e convidados, o desfile aéreo deste ano teve a bordo de uma das aeronaves A-1 o ator Thiago Lacerda, protagonista do filme Segurança Nacional, com estreia marcada para o dia 7 de maio.

Depois do voo, o ator Thiago Lacerda, gravou entrevistas com pilotos de caça na Base Aérea de Santa Cruz para o quadro “Repórter por um dia” para o programa Fantástico (da Rede Globo). O ator lembrará da convivência que teve com os militares da FAB e de como soube mais da atuação da instituição para a defesa do espaço aéreo do País. Ele entrevistou pilotos, que são os personagens reais e anônimos dessa história.

CECOMSAER

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: