Pular para o conteúdo

Quinto Comando Aéreo Regional comemora centenário do Patrono da Aviação de Caça no Sul do país

13/04/2010

O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) promoveu, de 5 a 8 de abril, a Semana Brigadeiro Nero Moura, em Cachoeira do Sul (RS), cidade natal do Patrono da Aviação de Caça Brasileira, no ano em que se comemora o Centenário de seu nascimento.

Dentro da programação, foram realizadas palestras sobre a trajetória do Brigadeiro Nero Moura e sobre as formas de ingresso na FAB para estudantes do município. As cinco palestras receberam cerca de 350 jovens cachoeirenses, que recordaram a história de seu conterrâneo e conheceram uma nova oportunidade profissional.

No dia 8, os moradores da cidade acompanharam a chegada das aeronaves C-98 Caravan e C-95 Bandeirante das Bases Aéreas de Santa Maria e Florianópolis e do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), de Canoas, e assistiram, encantados, aos sobrevoos das aeronaves F-5M do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/14ºGAv).

O movimento dos aviões militares antecedeu a cerimônia, realizada no aeródromo da cidade, para substituição do Busto do Patrono da Aviação de Caça. Participaram da solenidade o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro-do-Ar Nivaldo Luiz Rossato, o Comandante da III FAE, Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o Prefeito Municipal, Sergio Ghignatti, veterenos da II Guerra Mundial, a filha do Brigadeiro Nero Moura, Leonor Maria Moura, além de outras autoridades militares e civis.

Após o descerramento da placa alusiva à substituição do Busto, realizado pelo Presidente da Associação Brasileira dos Pilotos de Caça (ABRA-PC), Major-Brigadeiro Lauro Ney Menezes, e por Leonor Maria Moura, todos os presentes puderam ouvir as palavras do veterano de guerra e ex-comandado do Brigadeiro Nero Moura, Major-Brigadeiro José Rebello Meira de Vasconcellos, que leu um trecho do livro do Major-Brigadeiro Rui Moreira Lima e falou da honra de ter servido ao primeiro comandante do Primeiro Grupo de Aviação de Caça: “É difícil comandar homens livres em tempo de guerra… Ele comandou. Nero Moura foi, além de grande Comandante, um amigo dos comandados, até hoje sendo o responsável pela chama sagrada que nos conserva unidos”.

Durante o seu pronunciamento, o Prefeito José Ghignatti agradeceu a homenagem da FAB ao cachoeirense Nero Moura e falou do orgulho da cidade em relação ao filho ilustre. Sobre os pingos de chuva que caíram durante a cerimônia e que não chegaram a atrapalhar o evento, o Prefeito comentou “são lágrimas do Brigadeiro Nero Moura que assiste a esta homenagem e nos brinda com sua emoção”.

À tarde, a exposição sobre a trajetória de Nero Moura, montada no hangar do aeroclube da cidade, ficou aberta à visitação do público, disponibilizando mais uma oportunidade para que os cachoeirenses conhecessem a história e a importância de seu conterrâneo.

FONTE: CECOMSAER

No comments yet

Deixe um comentário