Skip to content

Nave Soyuz decola para Estação Espacial Internacional

02/04/2010

A nave russa Soyuz TMA-18 foi lançada hoje ao espaço mediante o foguete portador Soyuz-FG desde o cosmodromo kazajo de Baikonur, com os cosmonautas Alexander Skvartsov, Mijail Kornienko e Tracy Caldwell-Dyson a bordo.

De acordo com o serviço de imprensa da companhia russa Roscosmos, a nave partiu às 8:04 hora local, e o acople com a Estação Espacial Internacional (ISS) esta previsto para o domingo próximo, às 9:26 hora local.

A tripulação número 23 da ISS participará na recepção de três transbordadores estadounidenses (Shuttle) e três naves de ónus russas Progress-M, pelo que a estadia prolongar-se-á por 167 dias.

Na ISS, a nova tripulação unir-se-á aos astronautas Oleg Kotov, Timothy Creamer e Soichi Noguchi, com quem deverão também trabalhar na conexão do modulo russo de investigações MIM-1, que chegará em junho próximo de bordo de um shuttle.

Os cosmonautas deverão efectuar uns 40 experimentos, muitos dos quais se estreiam na ISS, e modernizar o segmento russo desse complexo orbital com o módulo Rasvet (Amanhecer), o qual será levado à estação em maio venidero por outro shuttle norte-americano.

Dantes de partir ao espaço, Kornienko indicou que um dos principais objectivos dos trabalhos na ISS é a ciência e os progressos científicos que depois se podem aplicar na Terra.

Nesse sentido, o cosmonauta referiu-se ao experimento Vspletsk, o qual permitirá avançar no prognóstico dos terramotos e com isso poupar grande quantidade de recursos e salvar vidas.

Fonte: Prensa Latina

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: