Skip to content

Força Aérea Brasileira realiza exercício de defesa aeroespacial no Sul do país

11/11/2009

Começou na manhã de hoje (9/11) e prossegue até o dia 13 de novembro, a segunda edição da COMDAEX, exercício operacional de defesa aeroespacial que mobiliza simultaneamente as Bases Aéreas de Canoas (RS), Santa Maria (RS), o CINDACTA II, em Curitiba (PR), e unidades desdobradas no Rio Grande (RS), Caxias do Sul (RS) e Pelotas (RS).

A novidade deste ano é que a operação simula a evolução de uma crise entre dois países fictícios até chegar à deflagração do conflito. Quando o confronto for declarado formalmente, um comando conjunto assumirá a responsabilidade sobre o teatro de operações. Pela primeira vez, a transferência será realizada por meio de um acordo com cláusulas jurídicas. Entrará em cena então, a Operação Laçador, que será iniciada no próximo dia 16 de novembro.

“A COMDAEX vivencia o período que antecede o confronto, quando os governos ainda empregam esforços diplomáticos e as forças militares atuam em missões de reconhecimento”, explica o Comandante da Operação, Major-Brigadeiro-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira.

O treinamento envolve 2.300 militares da FAB e 17 aeronaves, entre elas F-5EM, A-1, R-A1, KC-130, C-130, KC-137, E-99 e 1 helicóptero H-1H. Marinha e Exército também participam do exercício. A segurança de vôo é o princípio que norteia a operação.

“Daremos ênfase ao cumprimento das normas e doutrinas em vigor, com especial atenção para a segurança durante todas as fases da COMDAEX”, destaca o Comandante Machado.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: