Skip to content

EMBRAER ENTREGA AERONAVE CBA 123 RESTAURADA AO MAB

02/10/2009

CBA 123

CBA 123

São José dos Campos, 2 de outubro de 2009 – A Embraer entregou ontem, dia 1o de outubro, o primeiro protótipo do avião CBA 123 para o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). A cerimônia foi realizada nas instalações do Memorial, localizado nas dependências do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), próximo ao Aeroporto de São José dos Campos e da própria Embraer. A aeronave foi recuperada pela Embraer como parte das atividades de comemoração dos 40 anos da Empresa e ficará exposta na área externa do MAB.
“É uma grande honra para a Embraer ver o primeiro protótipo do CBA 123 exposto ao público no Memorial Aeroespacial Brasileiro”, disse Horacio Forjaz, Vice-Presidente Executivo de Assuntos Corporativos da Embraer. “Com esta entrega, garantimos a preservação de mais um importante capítulo da história da indústria aeronáutica brasileira.”
“O Memorial tem apenas cinco anos de existência, mas 2009 ficará marcado em sua história como o ano em que demos um grande passo na ampliação do acervo: recebemos o protótipo número 2 do Bandeirante restaurado pela Embraer; a coleção particular do idealizador e fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do DCTA, Marechal Casimiro Montenegro Filho; e agora o CBA 123”, disse o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O evento marcou a conclusão do projeto de recuperação dos dois protótipos do CBA 123, aeronave com capacidade para 19 passageiros desenvolvida pela Embraer no final dos anos 1980. Os trabalhos começaram no início de 2008 e foram realizados por alunos do curso de mecânica geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), sendo concluídos no último mês de maio. O segundo protótipo do CBA 123, matrícula PT-ZVB, foi entregue ao Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, em agosto passado.


FONTE: EMBRAER

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: