Skip to content

Acidente com Rafale não afeta nas decisões do FX2

26/09/2009

rafale_2

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, minimizou nesta sexta-feira (25) o acidente com dois caças Rafale, de fabricação francesa, que causou a queda das aeronaves no Mar Mediterrâneo na quinta-feira (24). Segundo ele, o acidente não vai interferir no processo de avaliação para a compra de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB).

“Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Não interfere em absolutamente nada [no processo de compra]. Essa é uma avaliação que tem que ser feita pela Força Aérea, termina o prazo dia 2 [de outubro], e vão ser examinadas as propostas. Mas a questão do acidente é normal”, disse.

Segundo ele, ainda não se sabe o que causou o acidente. “Ainda não tem explicação, pode ser um problema de exercício, erro humano etc. Não há nenhuma justificativa [para mudar a posição do Brasil]”, salientou. O ministro disse que é natural que a FAB peça informações sobre o acidente.

Jobim afirmou ainda que a disposição brasileira é de ampliar a parceria com a França na área de defesa com a compra dos caças, mas que para isso será preciso que a Dassault, empresa que fabrica os Rafale, atenda a algumas condições.

“A disposição política do Brasil é de fazer a negociação com a França. O sentido geral é que nós possamos continuar com essa parceria e que possamos ampliar para os aviões. Agora tudo depende dos resultados do que vai ser examinado a partir do dia 2. Tem que ter condições que serão negociadas entre o Brasil e a Dassault”, comentou.

Ele voltou a dizer que a decisão levará em conta principalmente a transferência de tecnologia para o Brasil. “A decisão sempre tem como pressuposto a capacitação nacional. Portanto, o peso maior de tudo isso é o tipo de transferência de tecnologia e o tipo de associação desejável”, reafirmou.

FONTE: G1

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: