Skip to content

FAB recebe primeiro E-190 Vip

25/09/2009

e190_vip

No dia 25 de setembro, sexta-feira, a Embraer entrega para o governo brasileiro o primeiro jato EMBRAER 190, destinado exclusivamente a cumprir missões para a Presidência da República. A cerimônia de entrega da aeronave será realizada às 17 horas na Base Aérea de Brasília e contará com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito.

O EMBRAER 190 será operado pelo Grupo de Transporte Especial (GTE), da Força Aérea Brasileira e foi batizado de “Bartolomeu de Gusmão”. A previsão é de que até o fim do ano a Aeronáutica receba ainda mais uma aeronave desse modelo. O Bartolomeu de Gusmão está pintado nas cores da bandeira nacional, conta com um sistema especial de comunicações seguras e possui capacidade total para 54 pessoas. Com espaço privativo para o Presidente da República, o avião será usado, sobretudo, para o transporte de autoridades.

Os veículos de comunicação interessados em participar do evento deverão chegar na Base Aérea entre 15h30 e 16h para o credenciamento e confirmar a presença por meio dos e-mails: imprensa@fab.mil.br ou imprensa.fab@gmail.com .

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a Divisão de Relacionamento com a Imprensa nos endereços eletrônicos acima destacados ou por meio dos telefones: (61) 3966-9639 / 3966-9640 / 9961-4239.

INFORMAÇÕES GERAIS

A aquisição dos dois Embraer 190 para o Governo Brasileiro tem como objetivos principais o aumento da segurança do transporte do Presidente da República e o apoio à indústria nacional. As aeronaves, designadas VC-2, substituirão os dois Boeing 737-200 que operam no Grupo de Transporte Especial (GTE) desde 1976 e que continuarão voando no GTE até o final do ano complementando as missões do VC-1 “Santos Dumont”, o Airbus A319 ACJ adquirido em 2005.

“Bartolomeu de Gusmão”

Esse primeiro VC-2 foi batizado de “Bartolomeu de Gusmão” em homenagem ao padre, cientista e inventor brasileiro, que há 300 anos apresentou na corte portuguesa a sua mais conhecida invenção, aeroestato, um balão de ar quente. A segunda unidade, a ser entregue pela Embraer até o final do ano, receberá o nome de “Augusto Severo”.

A escolha do Embraer 190

Dentre as principais vantagens dos VC-2 em relação aos antigos VC-96 estão a segurança, a flexibilidade operacional e a redução dor custo operacional, do consumo de combustível e de emissões poluentes. A aeronave possui sistemas que permitem a comunicação de forma segura e equipamentos de voo de última geração. Moderno, o avião poderá atender a Presidência da República por até 30 anos.

O Embraer 190 faz parte da família de jatos da Embraer batizados de E-jets que já tem mais de 600 unidades voando em todo o mundo, o que propicia maior apoio logístico e custos de manutenção mais baixos. A versão vendida para as empresas aéreas leva até 114 passageiros. As duas unidades a serem operadas pela FAB possuem capacidade para 54 pessoas, além de espaço privativo para o Presidente da República.

Os VC-2 têm alcance suficiente para ligar Brasília a todas as capitais brasileiras e de todos os países da América do Sul. As aeronaves irão executar as missões regionais em apoio à Presidência da República e como reserva ao VC-1,

A substituição dos 737

Apesar de ainda capazes de cumprir missões com segurança, os dois Boeing 737-200, designados na Força Aérea Brasileira como VC-96, estão em operação há mais de 30 anos. A saída de operação do modelo no mercado civil tornou difícil a aquisição de alguns itens de manutenção. A empresa que fazia a manutenção dos motores P&W JT-8 no Brasil, por exemplo, parou de atuar nesse segmento, o que obriga a Força Aérea a recorrer a empresas fora do país, aumentando os custos operacionais. Os ruidosos turbojatos dos Boeing 737-200 também já faziam o avião sofrer restrições de horários de operação ou mesmo proibição de pouso e decolagem em determinadas localidades da América do Norte e Europa.

FONTE: FAB/CECOMSAER

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: